10° Dengue. Isso mesmo o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti causa cerca de 25 mil mortes por ano e essas mortes são concentradas nos países tropicais como o Brasil que registrou até dezembro de 2019 cerca de 754 mortes por esse vírus. A vacina para prevenir a dengue já foi desenvolvida, porém por problemas apresentados a Anvisa proibiu o uso em quem nunca teve a doença e por isso a melhor forma de prevenção ainda é combater o mosquito transmissor evitando deixar agua parada em possível locais onde o mosquito possa reproduzir.
Se você quiser saber mais sobre a vacina da dengue confira o link: https://saude.abril.com.br/medicina/anvisa-muda-indicacao-da-vacina-contra-dengue-quem-deve-tomar-agora/
9° Febre amarela. O vírus dessa doença é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti o mesmo que transmite o da dengue e por ano cerca de 30 mil pessoas morrem vítimas dessa doença. A forma de prevenção da doença pode ser aplicação de vacina e também se combatendo o mosquito transmissor.
Para saber mais acesse: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao
8° Raiva. Essa doença é transmitida pela mordida de alguns mamíferos como o cão e o gato infectados pelo vírus, no mundo são cerca de 55 mil mortes por ano em decorrência da infecção por raiva. A prevenção se dá pela imunização dos animais e das pessoas já que para essa doença existe vacina eficaz.
7° Hantavírus. Essa doença pouco conhecida e emergente cuja transmissão para o homem se dá em ambientes fechados pela inalação de aerossóis (partículas suspensas na poeira) provenientes das secreções e excretas dos reservatórios do vírus. Por ano são registrados cerca de 77 mil casos de morte por hantavírus e a forma combate à doença é por meio de medidas que impeçam o contato do homem com os roedores e suas excretas, já que não existe vacina para imunização.
Para saber mais acesse: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hantavirose-2/
6° Sarampo. Por ano são cerca de 122 mil mortes por esse vírus que no passado causou muito mais. Atualmente existe vacina para sua imunização, no entanto devido a movimentos antivacinas e cortes em programas de imunizações os casos de óbitos por sarampo vem aumentando.
6° Sarampo. Por ano são cerca de 122 mil mortes por esse vírus que no passado causou muito mais. Atualmente existe vacina para sua imunização, no entanto devido a movimentos antivacinas e cortes em programas de imunizações os casos de óbitos por sarampo vem aumentando.
Para saber mais acesse: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sarampo/
5° Rotavírus. Esse vírus causa a gastroenterite aguda e no mundo são registrados cerca de 450 mil óbitos principalmente crianças menores de 5 anos. A prevenção é feita por meio de vacina e por cuidados básicos de higiene.
Para saber mais acesse: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/infeccao-por-rotavirus/
4° Hepatite C. Essa doença ataca o fígado e por ano são cerca de 500 mil mortes atribuídas ao vírus C, não existe vacina que previna, por isso é necessário cuidados como uso de preservativo nas relações sexuais, já que o vírus e transmitido por essa via.
Para saber mais acesse: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/hv/o-que-sao-hepatites/hepatite-c
3° Gripe H1N1. É isso mesmo essa virose relativamente simples e benigna causa muitas mortes, cerca de 500 mil anual, para ela existe vacina distribuída gratuitamente no Brasil para grupos risco como idosos, profissionais da saúde e educação e também em pessoas com doenças crônicas, além da vacina cuidados de higiene pessoal e distanciamento social para infectados se mostram muito eficientes no combate a disseminação do vírus.
Para saber mais acesse: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe
2° Hepatite B. Essa forma de hepatite causa cerca de 600 mil mortes anualmente diferente da causada pelo vírus C essa possui vacina para prevenção. Como a hepatite C a B também é transmitida por contato sexual e por isso o uso de preservativo é uma forma de combate ao vírus.
Para saber mais acesse: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hepatite-b
1° HIV. Esse vírus tão conhecido destrói o aparato imunológico e com isso a pessoa desenvolve a AIDS que deixa o portador extremamente frágil a qualquer tipo de infecção por mais simples que seja. Atualmente existem tratamentos com antirretrovirais que atenuam significativamente os sintomas e a replicação do vírus. Não existe uma vacina para prevenir o vírus e com isso o melhor a se fazer é usar preservativo nas relações sexuais já que é por essa via que ocorre a maioria das infecções.
Comentários
Postar um comentário